Já não é mais novidade para ninguém que, quando o assunto é longevidade, a genética e as escolhas por um estilo de vida saudável influenciam muito. Mas, conforme estudo publicado pela renomada revista científica “Nature”, existem dois aspectos muitos relevantes, que podem ter papeis decisivos quanto ao aumento da expectativa de vida: ter uma boa educação e estar aberto a novas experiências.

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, realizaram uma pesquisa sobre os genes associados à longevidade. Esse estudo abrangeu a análise de informações genéticas de mais de 600.000 pessoas da Europa, Austrália e América do Norte. A partir daí, eles conseguiram quantificar como os genes e diferentes estilos de vida concorrem para aumentar ou diminuir os anos vida.

Foto: Cristian Newman / Unplash Reprodução

A pesquisa

Os cientistas observaram que alguns marcadores genéticos, que são características que mostram as diferenças entre dois ou mais indivíduos, estavam relacionados à expectativa de vida de seus pais. Como todas as pessoas compartilham a ascendência genética com seus genitores, o método permitiu à equipe de pesquisadores identificar o impacto de vários genes na longevidade.

Nas palavras de Jim Wilson, um dos pesquisadores do estudo, “o poder da análise de dados e da genética nos permite comparar o efeito de diferentes comportamentos e doenças em termos de meses e anos de vida perdidos ou adquiridos e distinguir entre mera associação e efeito causal”.

Para o estudo, os pesquisadores consideraram escolhas comportamentais que não tivessem relacionadas diretamente a riscos genéticos. Analisaram também pessoas com fatores de risco semelhantes, para poderem comparar como o estilo de vida impactou na sua longevidade de cada um.

Foto: Curtis Macnewton / Unplash Reprodução

Os resultados obtidos evidenciaram que, tanto quanto os fatores genéticos, o estilo de vida exerce papel fundamental na longevidade de pessoas com fatores de risco semelhantes, ou seja, o comportamento pode interferir em sua probabilidade de viver mais e melhor apesar de sua carga genética.

Mais uma vez ficou comprovado que, alimentar-se bem e praticar atividade física regularmente está relacionado ao aumento da longevidade, assim como ter bons níveis de HDL, o colesterol bom.

O estudo também reforçou dados de como o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e a diabetes reduzem a expectativa de vida: um maço de cigarro por dia, por exemplo, reduz a expectativa de vida em sete meses, além disso, cada valor acima do IMC considerado normal, equivale a sete meses a menos de vida.

Foto: James Harris / Unplash Reprodução

O experimento também trouxe uma boa notícia para fumantes e obesos. Pessoas que deixaram de fumar há muito tempo conseguem recuperar sua longevidade a níveis próximos do que teriam se não tivessem fumado. As pessoas com sobrepeso que emagrecem também reduzem drasticamente os riscos associados à obesidade, como o de morte precoce: segundo Peter Joshi, principal autor do estudo, a cada 1 quilograma perdido pode adicionar até dois meses de vida.

A pesquisa permitiu também aos cientistas identificar o papel específico de alguns genes na expectativa de vida das pessoas. Foi identificado, por exemplo, um gene associado ao nível de colesterol ruim no sangue, que pode reduzir o tempo de vida em oito meses, e um ligado ao sistema imunológico, que pode adicionar cerca de seis meses.

O impacto da educação e das novas experiências

Outra descoberta muito importante feita pelos pesquisadores relaciona longevidade aos níveis de educação e ao quanto a pessoa está aberta a novas experiências e aprendizados. Foi descoberto que cada ano que você passa em um curso de ensino superior pode adicionar até onze meses em sua expectativa de vida. Essa correlação pode estar intimamente associada às desigualdades de expectativa de vida entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Foto: Sebas Ribas / Unplash Reprodução

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Estee Lauder 雅詩蘭黛 【白金級寶石光提粉妝系列】白金級喚能光璨美白粉餅SPF16 PA+++ Re-Nutriv Ultra Radiance Powder Makeup SPF16 PA+++的商品介紹 Estee Lauder 雅詩蘭黛,白金級寶石光提粉妝系列,白金級喚能光璨美白粉餅SPF16 PA+++ Re-Nutriv Ultra Radiance Powder Makeup SPF16 PA++

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui